A inserção profissional ocorre de inúmeras formas. Um exemplo de necessidade potencial do profissional oceanógrafo num estado de vocação marítima como o Estado do Rio de Janeiro, ou num país como o Brasil, está na área de gestão e manejo de recursos vivos (biotecnologia e biomedicina marinha), com o objetivo de aumentar a oferta de alimentos proteicos e a produção de fármacos a partir de organismos marinhos. Já́ um exemplo de demanda efetiva por este profissional dá-se na área de diagnóstico, monitoramento e gestão ambiental dos oceanos e zonas costeiras, em consequência da atividade humana como as mudanças climáticas e o impacto de obras e de poluição marinha. Outro exemplo de grande demanda, no Estado do Rio de Janeiro, concentra- se na área de exploração e produção de petróleo, nas quais o oceanógrafo está apto a atuar em atividades de modelagem do ambiente marinho, levantamento, tratamento e interpretação de dados geofísicos, na prevenção e solução de problemas ambientais relacionados à poluição por óleo, e na área de educação ambiental. Essas, supracitadas não têm o objetivo de entrar no mérito e/ou elencar prioridades, mas de permitir a percepção do perfil interdisciplinar e multidisciplinar, características imperativas de um perfil profissional em sintonia com as demandas dinâmicas do mercado e da academia.
A procura pelo curso de oceanografia nas últimas décadas, manteve-se em crescimento, mesmo nos períodos onde crises agudas minaram a capacidade institucional. Na tabela 01, se corrobora a elevada ´procura conforme a relação candidato/vaga nos últimos 20 anos.
Tabela 01. Evolução histórico da demanda pelo curso de oceanografia
A Faculdade estimula e acelera na articulação crescente dos alunos de graduação com as atividades de pesquisa e a extensão. Este esforço se reflete no aumento da demanda e da concessão de bolsas destinadas a atividades desempenhadas pelo corpo discente no contexto de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos nos Departamentos da FAOC, além de atividades de estágio interno complementar e estágios voluntários.
Nos quatro primeiros semestres do curso os alunos acompanham as disciplinas do ciclo básico nos departamentos de origem das mesmas, bem como participam de projetos de pesquisa em parceria com outros cursos da Universidade.
Através de projetos de pesquisa realizados na FAOC os alunos têm a possibilidade de integrar os seus conhecimentos nas quatro (4) áreas da Oceanografia. Os alunos do curso ainda têm a possibilidade de atuar profissionalmente através da Empresa Júnior, a Nauta, criada com o apoio dos professores. Esta atividade contribui para a futura inserção dos oceanógrafos no mercado de trabalho.
A Distribuição da carga horária mínima do curso de graduação em Oceanografia deverá ser de cinco (5) anos ou dez (10) períodos, que poderá ser integralizada em uma carga mínima de 3000 horas/aula. A estrutura curricular do curso deverá ser caracterizada pela distribuição coerente entre as disciplinas de formação básica e geral, contemplando a dedicação de, no mínimo, ¼ da carga horária do curso à formação profissional. Dentro da estrutura curricular, deverá ser contemplado um mínimo de 40% de atividades práticas.
A Distribuição da carga horária mínima do curso de graduação em Oceanografia deverá ser de cinco (5) anos ou dez (10) períodos, que poderá ser integralizada em uma carga mínima de 3000 horas/aula. A estrutura curricular do curso deverá ser caracterizada pela distribuição coerente entre as disciplinas de formação básica e geral, contemplando a dedicação de, no mínimo, ¼ da carga horária do curso à formação profissional. Dentro da estrutura curricular, deverá ser contemplado um mínimo de 40% de atividades práticas.
Dado o seu caráter multidisciplinar, a formação do profissional oceanógrafo exige primeiramente a capacitação em diferentes áreas das ciências elementares (Biologia, Física, Geologia, Química, Matemática e Estatística, Climatologia, Meteorologia, Cartografia). Esta capacitação é oferecida durte o ciclo básico de formação.
O conhecimento adquirido por uma sólida formação no ramo das ciências fundamentais do ciclo básico é aplicado na formação do ciclo profissional, durante o qual os oceanos e as zonas costeiras são estudados, sob todos os seus aspectos, no que diz respeito aos seus componentes e processos biótipos e abióticos. Esta etapa da formação profissional é viabilizada através de um elenco de disciplinas congregadas nas quatro grandes áreas de estudo que compõem a Oceanografia: Biológica, Geológica, Física e Química.
Está previsto para o Curso de Oceanografia um trabalho de conclusão de curso (Monografia de Bacharelado), que envolve todos os procedimentos de uma investigação técnico-científica, a ser desenvolvida pelo aluno ao longo dos dois últimos semestres de realização do curso. Esse trabalho poder ser desenvolvido na própria Universidade ou em outras Instituições que sejam conveniadas. Contudo, são supervisionadas por docentes da FAOC, na qualidade de orientadores ou co-orientadores.