Inserção Profissional

A inserção profissional ocorre de inúmeras formas. Um exemplo de necessidade potencial do profissional oceanógrafo num estado de vocação marítima como o Estado do Rio de Janeiro, ou num país como o Brasil, está na área de gestão e manejo de recursos vivos (biotecnologia e biomedicina marinha), com o objetivo de aumentar a oferta de alimentos proteicos e a produção de fármacos a partir de organismos marinhos. Já́ um exemplo de demanda efetiva por este profissional dá-se na área de diagnóstico, monitoramento e gestão ambiental dos oceanos e zonas costeiras, em consequência da atividade humana como as mudanças climáticas e o impacto de obras e de poluição marinha. Outro exemplo de grande demanda, no Estado do Rio de Janeiro, concentra- se na área de exploração e produção de petróleo, nas quais o oceanógrafo está apto a atuar em atividades de modelagem do ambiente marinho, levantamento, tratamento e interpretação de dados geofísicos, na prevenção e solução de problemas ambientais relacionados à poluição por óleo, e na área de educação ambiental. Essas, supracitadas não têm o objetivo de entrar no mérito e/ou elencar prioridades, mas de permitir a percepção do perfil interdisciplinar e multidisciplinar, características imperativas de um perfil profissional em sintonia com as demandas dinâmicas do mercado e da academia.

Histórico da relação candidato-vaga nos vestibulares

 

A procura pelo curso de oceanografia nas últimas décadas, manteve-se em crescimento, mesmo nos períodos onde crises agudas minaram a capacidade institucional. Na tabela 01, se corrobora a elevada ´procura conforme a relação candidato/vaga nos últimos 20 anos.

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Tabela 01. Evolução histórico da demanda pelo curso de oceanografia

Participação do aluno na vida institucional

 

A Faculdade estimula e acelera na articulação crescente dos alunos de graduação com as atividades de pesquisa e a extensão. Este esforço se reflete no aumento da demanda e da concessão de bolsas destinadas a atividades desempenhadas pelo corpo discente no contexto de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos nos Departamentos da FAOC, além de atividades de estágio interno complementar e estágios voluntários.

 

Integração dos alunos nos diversos cursos da Instituição

 

Nos quatro primeiros semestres do curso os alunos acompanham as disciplinas do ciclo básico nos departamentos de origem das mesmas, bem como participam de projetos de pesquisa em parceria com outros cursos da Universidade.

 
Possibilidade de atividades conjuntas interdisciplinares

 

Através de projetos de pesquisa realizados na FAOC os alunos têm a possibilidade de integrar os seus conhecimentos nas quatro (4) áreas da Oceanografia. Os alunos do curso ainda têm a possibilidade de atuar profissionalmente através da Empresa Júnior, a Nauta, criada com o apoio dos professores. Esta atividade contribui para a futura inserção dos oceanógrafos no mercado de trabalho.

 
Organização Didático-Pedagógica

 

A Distribuição da carga horária mínima do curso de graduação em Oceanografia deverá ser de cinco (5) anos ou dez (10) períodos, que poderá ser integralizada em uma carga mínima de 3000 horas/aula. A estrutura curricular do curso deverá ser caracterizada pela distribuição coerente entre as disciplinas de formação básica e geral, contemplando a dedicação de, no mínimo, ¼ da carga horária do curso à formação profissional. Dentro da estrutura curricular, deverá ser contemplado um mínimo de 40% de atividades práticas.

 

Organização Didático-Pedagógica

 

A Distribuição da carga horária mínima do curso de graduação em Oceanografia deverá ser de cinco (5) anos ou dez (10) períodos, que poderá ser integralizada em uma carga mínima de 3000 horas/aula. A estrutura curricular do curso deverá ser caracterizada pela distribuição coerente entre as disciplinas de formação básica e geral, contemplando a dedicação de, no mínimo, ¼ da carga horária do curso à formação profissional. Dentro da estrutura curricular, deverá ser contemplado um mínimo de 40% de atividades práticas.

 
Interdisciplinaridade

 

Dado o seu caráter multidisciplinar, a formação do profissional oceanógrafo exige primeiramente a capacitação em diferentes áreas das ciências elementares (Biologia, Física, Geologia, Química, Matemática e Estatística, Climatologia, Meteorologia, Cartografia). Esta capacitação é oferecida durte o ciclo básico de formação.

O conhecimento adquirido por uma sólida formação no ramo das ciências fundamentais do ciclo básico é aplicado na formação do ciclo profissional, durante o qual os oceanos e as zonas costeiras são estudados, sob todos os seus aspectos, no que diz respeito aos seus componentes e processos biótipos e abióticos. Esta etapa da formação profissional é viabilizada através de um elenco de disciplinas congregadas nas quatro grandes áreas de estudo que compõem a Oceanografia: Biológica, Geológica, Física e Química.

 

  • A Oceanografia Biológica se dedica ao estudo dos organismos vivos que habitam áreas e oceânicas costeiras incluindo ambientes transicionais como manguezais e estuários, e como estas formas de vida interagem entre si e com o ambiente em que se inserem;
  • A Oceanografia Física se dedica aos fenômenos físicos que atuam nos ambientes costeiros e oceânicos, abrangendo desde as propriedades físicas da água do mar até os fluxos de calor e massa que ocorrem no meio marinho e suas interações com os fenômenos climatológicos e meteorológicos, incluindo marés, ondas, correntes e todos os aspectos ligados à circulação da água;
  • A Oceanografia Geológica contempla os estudos nas áreas da sedimentologia, geologia estrutural, e dos processos morfodinâmicos marinhos (regiões costeiras e de mar profundo), para a compreensão da dinâmica, origem e evolução geológica das margens continentais e bacias oceânicas.
  • A Oceanografia Química estuda não só a composição da água do mar e sua variabilidade, mas também a composição dos sedimentos e organismos, o que permite identificar e quantificar os ciclos biogeoquímicos marinhos, suas interações com o clima e os problemas de poluição marinha.

 

Linhas de Ensino, Pesquisa e Extensão na Faculdade de Oceanografia:
  • Acidificação dos Oceanos;
  • Análise das massas de água;
  • Análise estratigráfica;
  • Avaliação, e monitoramento da contaminação por hidrocarbonetos de petróleo;
  • Bioindicadores;
  • Processos Biogeoquímicos e sua interação com o clima;
  • Dinâmica sedimentar de ambientes costeiros;
  • Dinâmica sedimentar de plataformas continentais;
  • Educação ambiental;
  • Ecologia de ecossistemas;
  • Ecologia trófica;
  • Estruturas costeiras e oceânicas;
  • Evolução de margens continentais / Análise de Bacias;
  • Geofísica marinha;
  • Geoquímica orgânica marinha;
  • Gerenciamento costeiro;
  • Fitoplâncton;
  • Interação entre os organismos marinhos e os parâmetros ambientais;
  • Marcadores moleculares antropogênicos;
  • Marés;
  • Aquicultura sustentável;
  • Ecotoxicologia de organismos marinhos;
  • Mudanças globais e o ecossistema manguezal;
  • Pesca;
  • Processos biogeoquímicos em lagoas costeiras;
  • Relação tectônica-sedimentação;
  • Sedimentação marinha;
  • Sedimentologia marinha;
  • Tectônica salífera;
  • Tectônica crustal;
  • Sensoriamento remoto;
  • Modelagem dos processos de interação oceano-atmosfera;
  • Modelagem de condições extremas e severas de tempo e clima;
  • Modelagem hidrodinâmica de ambientes costeiros e oceânicos;
  • Modelagem Biogeoquímica dos Oceanos;

 

Monografia

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Está previsto para o Curso de Oceanografia um trabalho de conclusão de curso (Monografia de Bacharelado), que envolve todos os procedimentos de uma investigação técnico-científica, a ser desenvolvida pelo aluno ao longo dos dois últimos semestres de realização do curso. Esse trabalho poder ser desenvolvido na própria Universidade ou em outras Instituições que sejam conveniadas. Contudo, são supervisionadas por docentes da FAOC, na qualidade de orientadores ou co-orientadores.